quinta-feira, 10 de maio de 2012

PROJETO FOLCLORE -


PROJETO FOLCLORE - MÚSICAS FOLCLÓRICAS



Turmas:
Duração: Segundo Semestre

Justificativa:
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
É, portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
O projeto Folclore na Escola é desenvolvido , através de pesquisas, elevando o conhecimento deles. É uma atividade interessante e enriquecedora trabalhar com crianças de diferentes níveis de aprendizado, pois nos leva a um desafio maior, o do conhecimento pessoal.

Objetivos:
*Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
*Conhecer e divulgar a importância do Folclore;
*Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;
*Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança- de forma contextualizada;
*Conhecer para valorizar a cultura popular.

Conteúdos:
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
*Danças:
*Tradicionais da comunidade.
Semana do Folclore
*Músicas;
*Ouvir discos e fitas de músicas folclóricas;
*Brincadeiras de roda, rítmo;
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
Culminância:
Exposição para os pais, do Projeto Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.

Bibliografia
Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto.
Ciça Fittipaldi, acervo de músicas folclóricas.
Revista Guia Prático para Professoras de Educação Fundamental.
Revista Arte das Crianças nºs 94 e 106.

Folclore para Colorir, Figura 1, Desenho, Colorir, PintarFolclore para Colorir, Figura 4, Desenho, Colorir, PintarFolclore para Colorir, Figura 3, Desenho, Colorir, PintarFolclore para Colorir, Figura 2, Desenho, Colorir, Pintar

Nenhum comentário:

Postar um comentário